Quem tem um smartphone com Android e acompanha os lançamentos de jogos e aplicativos certamente já passou por essa situação: uma novidade é anunciada, mas ela só está disponível para dispositivos com iOS. Será preciso aguardar meses para ver o mesmo programa aparecendo na Play Store do Google, sem nenhuma razão aparente.
Isso acontece até mesmo com os grandes lançamentos do mundo mobile, como pudemos ver na época da chegada de Fortnite aos celulares. O sucesso da Epic Games foi exclusivo da plataforma da Apple por um bom tempo antes de finalmente aparecer nos celulares da Samsung e só depois ser liberado para o restante do ecossistema Android.
Mas o sistema do Google é bem mais popular, dominando quase 90% do mercado, o que acaba deixando muita gente em dúvida. Afinal, por que tanta coisa chega primeiro ao iOS e só depois aparece no Android? Não faria mais sentido colocar o jogo primeiro na plataforma com mais usuários?
Existem alguns motivos para que tantas empresas e desenvolvedores sigam esse cronograma e elencamos alguns deles abaixo.
Por mais que a Apple venha aumentando a quantidade de iPhones e iPads disponíveis no seu portfólio, é notório que existem bem menos dispositivos diferentes rodando iOS do que aparelhos com Android no mercado.
Como pode ser utilizado por qualquer fabricante, o Android está presente em centenas de celulares lançados todos os anos. Isso pode ser bom para os consumidores, que ganham em poder de escolha, mas dificulta a vida de quem desenvolve os aplicativos.
Ter tanta opção assim significa que nunca será possível testar o app em todos os cenários possíveis, incluindo aí variações como telas, processadores e modificações do Android diferentes. Dá para perceber como tantos testes podem fazer o desenvolvimento demorar.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/software/139576-apps-jogos-chegam-primeiro-ios-so-no-android.htm