Veja aqui como funciona a internet fibra ótica e como ela transmite dados em alta velocidade sem interrupções!
Os cabos de fibra ótica estão, aos poucos, tomando o lugar dos fios de cobre. Veja aqui como funciona esse tipo de transmissão de dados.
O que é fibra ótica?
Os cabos de fibra ótica são feixes de “fios de vidro” muito puros, que foram revestidos por duas camadas de plástico reflexivo.
Na extremidade desse cabo de transmissão de dados digitais, uma fonte de luz oscila entre o ligar e o desligar de forma rápida. A luz viaja através desses fios de vidro e, de forma ininterrupta, reflete fora do interior dos revestimentos em plásticos espelhados, desempenhando um papel conhecido como “reflexão total interna”.
Sistemas que são baseados em fibra ótica conseguem transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e podem, inclusive, levar vários sinais ao longo da mesma fibra, através de lasers de cores distintas.
Os cabos de fibra ótica são tão finos quanto um fio de cabelo, mas carregam a informação digital ao longo de longas distâncias.
Principais Características:
Nos dias de hoje há vários tipos de comunicações espalhadas por todo o mundo, e para atender às grandes demandas, a fibra ótica conta com dois tipos principais de cabos: o Monomodo e o Multimodo.
Monomodo: O tipo monomodo é utilizado para sinais de longas distâncias. É de um manuseio mais complexo e exige bastante técnica, além de ter um curso mais elevado. Usado mais para comunicações com redes locais, o sistema monomodo possui um diâmetro maior, e assim é possível transitar mais de um sinal através de LEDs e lasers.
Assim como tantas outras tecnologias, a internet via fibra ótica possui pontos positivos e pontos negativos; situações benéficas para o seu uso e situações em que essa opção de conexão não se encaixa tão bem. Veja aqui alguns prós e contras dessa tecnologia: